⚠️⚠️🌧️ Devido ao período chuvoso, reforçamos o alerta: não visite cachoeiras, lagoas, nem transite por locais com risco de inundações. Adie sua viagem e zele pela sua segurança.
projeto

Cachoeira do Tabuleiro

Localização: Tabuleiro, Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais.
Estrada: 22km de automóvel, partindo do centro do município.
Trilha: ≅ 2,5km | Média/Pesada | A pé
Características: Local impressionante, Tarifa na entrada

Cachoeira do Tabuleiro | Mapa | MG | Conceição do Mato Dentro Cachoeira do Tabuleiro MG Conceição do Mato Dentro

Essa Cachoeira está localizada no Distrito de Tabuleiroaproximadamente a 20km do município Conceição do Mato Dentro. O Distrito possui poucas casas, um restaurante (que tem de reservar antes), campings e um pequeno posto de saúde. No caminho, fontes, rios e vegetação fechada complementam o visual. Chegamos lá por volta de 14h30, o que nos impossibilitou a entrada no parque que dá acesso à Cachoeira do Tabuleiro. Tivemos que retornar no dia seguinte.

A entrada só é permitida até as 14h.

Na volta passamos no Poço Pari (tem post sobre) para mergulhar um pouco. Nos hospedamos no camping (temos post sobre ele também) frente ao posto de saúde e dormimos cedo, afinal sabíamos que a trilha do dia seguinte seria pesada. Bem cedo acordamos e seguimos sentido ao parque, entrada para a Cachoeira. A estrada estava como talco, dificultou a subida em alguns trechos e cobriutodo vidro traseiro, haha.

Do centro de Tabuleiro até a Sede Administrativa (que é a entrada pro parque), são mais 2km de carro e após isso inicia a trilha a pé (linha verde no mapa a seguir).

Mapa Cachoeira do Tabuleiro MG Conceição do Mato Dentro

O parque possui uma estrutura bacana, um estacionamento médio e banheiro com chuveiro quente. Lá o celular não pega bem, oscila bastante todas as operadoras. Então antes de entrar, avise a mãe, irmãos, tios, todo mundo que você “não terá batido as botas”, só estará ausente. Na entrada, pagamos uma taxa de R$ 10,00 por pessoa e, pé na trilha!

A trilha

Indicamos que levem alimentos (barras de cereais, pães, sucos, alimentos leves) e ainda evitem bebidas alcoólicas! A trilha beira o despenhadeiro e a vertigem já é natural em locais assim, então álcool não combina em NADA por lá. O visual é deslumbrante!

A trilha é bem diversa, começa leve, com chão coberto de cimento e cascalho que segundo os funcionários do parque foi bancado por um pessoal gringo. Logo depois enfrentamos uma descida em “S” bem perigosa nas rochas, cheia de pirambeiras que caem lá no rio, é bem alto.

A hidrotrilha

Com bastante cuidado e calçados apropriados atravessamos este trecho e chegamos na hidrotrilha. As pedras são grandes, é pesado. Existem setas vermelhas pintadas nas rochas, indicando por onde continuar.

Ao aproximar da queda, o deslumbramento já é evidente. Fica inevitável não parar no caminho pra contemplar tanta beleza. A altura é de quebrar o pescoço! Lá do mirante (seguindo uma trilha anterior de 800m da entrada) é possível ver a cachoeira num ângulo bem legal, mas lá em baixo sem dúvida é muito mais show!

O Poço

Beleza, chegamos naquele poço gigante! Não tenho muita ideia de tamanho, mas acho que mais de 100m ponta a ponta. A água é escura devido a profundidade, mas ao chegar no raso em pequenas pedras, a água fica amarelada e doura com raios do sol. É incrível.

Tem várias pedras retas pra se acomodar. Aconselhamos prudência ao andar sobre elas, pois há rochas soltas e areia fofa. O volume d’água estava baixo e criava uma névoa ao cair e o mais legal é que o vento bate no paredão e refresca todo o local. O sol pela manhã fica no lado esquerdo e não ilumina bem o poço. A chuva provenientes da queda faz com que o frio domine o ambiente. Já no início da tarde, o sol começa a atingir o poço, aumentando o dourado, o calor e melhorando a iluminação do paredão. É a hora das fotos!

VLOG

Localização

O parque fecha as 17h e a administração solicita aos visitantes que retornem antes desse horário, afinal a trilha demora aproximadamente uma hora.

Pintou um problema pra nós

Na volta deu treta, não encontrávamos de jeito nenhum a chave do carro e ficamos presos no local. Perdemos ela!

O pessoal do parque foi muito solícito em ajudar a gente. Ao anoitecer, vimos que descer à pé para o camping (onde havíamos deixado somente a barraca e o colchão) estava fora de cogitação, até porque objetos como carteira, celular e tudo mais estavam presos dentro do carro, triste!

O pessoal do parque ligou para um guia local, o Rafael, que buscou a barraca pra nós. Acampamos no gramado da Sede mesmo, no camping (desativado!), foi um privilégio.

Presenciamos um luar prateadão que batia no paredão da Cachoeira do Tabuleiro, vista de longe, dando o um visu, romântico! Tínhamos reserva de comida (pães, manteiga, barras de cereal, biscoitos e suco) e o pessoal também ofereceu janta! Bão demais!

Na manhã seguinte, pelo chamado do Tunico (funcionário noturno do parque, o mais gente boa de todos), conseguimos um reboque de Tabuleiro até Conceição do Mato Dentro. Foi bem caro pra percorrer +/-20km. Mas foi experiência né, tomaremos mais cuidado com chave do carro da próxima vez, além de uma reserva de prontidão.

É também uma dica pra quem está lendo. Só pra efatizar: CUIDADO COM AS CHAVES DO CARRO.

Na manhã seguinte, havíamos programado de voltar pra BH no reboque. Antes de partir surgiu uma van de uma mineradora local, barateando o custo que era de 600 dinheiros! NÚUUUU!

Chegando em BH, fizemos a chave nova (já com code) e voltamos pra casa. No geral o passeio foi agradável, valeu muito a pena, mesmo com a perda da chave tivemos o prazer de estar no camping do parque que está fechado há dois anos. O que era motivo de estresse virou uma longa história de se contar, né?

Divulgação

A nossa foto foi parar lá no Instituto Estrada Real. Curte lá 😀.

Marcado com , , , , , , , , , ,

2 thoughts on “Cachoeira do Tabuleiro

1. Nossa, que vontade loucaaa de ir com vocês!!
    Lugar lindoo, amei o post!!

2. Obrigada Adriana *—-*
    Que bom ter seu comentário aqui!

Amém, super abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *