A Cachoeira do Telésforo e o seu ambiente incrível.

Localização: Conselheiro Mata, MG.
Estrada: 284 km de Belo Horizonte.
Trilha: Não precisa. Automóveis chegam até lá.
Características: Montanhas, Praia, Rio, Lago, Cachoeira..

 

Nem sabemos bem como começar esse post.

Esse foi um dos lugares mais incríveis que já visitamos até o momento.

 

Montanhas, praia, rio, lago, cachoeira, areia e muito verde… tudo isso em um só lugar.

E está em Minas Gerais! Tem coisa melhor?

 

Veja em 360° (clique e arraste a imagem ↓ )

 

A Cachoeira do Telésforo está localizada em MG, no distrito de Conselheiro Mata. Sendo necessário percorrer uma estrada de 16km até o local exato.

(Leia mais sobre como chegar ao final dessa postagem).

 

É um caso raro, onde a intervenção humana em busca de diamantes, embelezou a natureza. Kussu – morador e comerciante de Conselheiro Mata – , conta que a areia presente no ambiente, começou a se acumular há aproximadamente 30 anos. É um fenômeno recente, proveniente do garimpo.

Descobrimos a existência desse local, durante o o Reveillon, quando acampamos lá no Camping do Chará. Por lá, encontramos um conhecido nosso, o José Américo, e ele por sua vez nos contou que outro conhecido, havia dito maravilhas sobre a Cachoeira do Telésforo. (Sempre recebemos ótimas indicações em acampamentos, rs. Agradecemos a todos que compartilham esses paraísos conosco!)

Logo ao voltar pra casa, buscamos informações sobre o local. Foi então que encontramos o divertidíssimo’ vídeo do Guilherme Costa. E após assistí-lo surgiu em nós a necessidade incontrolável de pegar a estrada e ir até lá.

Segundo o vídeo, a Cachoeira tem esse nome devido ao alemão chamado Telésforo, que procurava diamantes pela região.

 

Curiosidade: Uma praia é uma formação geológica composta por partículas soltas de mineral ou rocha na forma de areia, cascalho, seixo ou calhaus ao longo da margem de um corpo de água, ou seja, uma costa, quer do mar, de um rio ou de um lago. –  Fonte: WIkipedia.

 

O resultado de toda essa história, foi nosso deslumbramento ao chegar em um ambiente com montanhas, praia, rio, lago e cachoeira. Incrível de se admirar!

 

A Cachoeira é propriedade particular. E na época que visitamos, foi cobrada uma taxa de R$ 10 por pessoa para a a entrada.

É permitido acampamentos no local. Porém, não há infraestrutura alguma para essa finalidade. É um acampamento “semi-selvagem”. Então, leve alimentos e tudo que for necessário.

Adormecer ouvindo o som da Cachoeira é tudo de bom.

 

Vlog

Assista o vídeo desse local.

 

Como Chegar

Aconselhamos que você peça informação no local (Diamantina ou Conselheiro Mata) para inciar a estrada. O seguimento do trajeto é tranquilo e orientado por placas.

 

No nosso caso, partimos de Conselheiro Mata rumo a Cachoeira. O que totalizou 16km. Fomos de automóvel comercial mesmo.

O único empecilho na estrada é o rio que corta a estrada (para entender, assista o nosso vídeo). Nós conseguimos atravessar tranquilamente, mantendo a velocidade baixa e a aceleração constante. Ao atravessar foi necessário conferir se a placa do carro ainda estava no lugar. Muitos a perdem naquela água.

 

O ambiente é ideal também para a prática de Mountain Bike. Tendo vistas maravilhosas que levam até a Cachoeira do Telésforo.

Marcado com , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

4 thoughts on “A Cachoeira do Telésforo e o seu ambiente incrível.

  1. Olá Nessa!

    Boa Tarde, tudo bem? Não fui ainda mais quero muito ir no feriado do dia 12 de outubro, tenho algumas perguntas poderia me ajudar:
    Em outubro será uma boa época para ir, será que vai chover?
    Pelo jeito que vi a matéria não tem banheiro nê? xixi no mato e banho no rio.
    obrigado por me responder, obrigado!

    1. Boa tarde, Poliana!
      Tudo bem comigo, e com você?

      Aconselhamos dar uma olhada na previsão do tempo e, no caso de chuvas, evitar a visitação durante esse mesmo dia… pois fora o risco que as cachoeiras tem de trombas d’água, ainda tem o empecilho do rio, que cruza a estrada que dá acesso ao local (no vídeo dá pra ver a gente atravessando).

      Banheiro é o problema principal do lugar. Para mulheres é uma tortura.
      Por isso nem demoramos muito por lá, apenas dormimos, acordamos e voltamos pra Cidade.

      Não aconselhamos que utilizem o rio para as necessidades fisiológicas.. pois não sabemos ao certo para onde ele vai (se abastece alguma vila, etc). Mais por um motivo de pensar nos próximos mesmo.

      Esperamos que a estrutura para turistas melhore.

      Á, e o ambiente em geral na verdade fica bem mais bonito fora de época de feriados. Estava muito lotado quando visitamos.

      Qualquer dúvida, fico a disposição.
      Abraço!

      Vanessa.

  2. Olá Casal, tudo bem?

    Parabéns pelo post, muito bacana!

    Gostaria de saber a quantos quilômetros fica a cidade mais próxima?

  3. Olá Casal!
    adorei site de vocês,simplesmente perfeito.
    PARABÉNS…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *